Pesquisar
Close this search box.

Sonorização comercial: como encantar seus clientes com um projeto personalizado

Ao entrar em um estabelecimento, o cliente precisa se sentir acolhido e bem recebido para permanecer ali. O atendimento, o conforto e outros fatores também são fundamentais para garantir a permanência do cliente, como a estética e o som do ambiente. A sonorização comercial, aliada a uma estética estratégica, encantam os clientes e ajudam a aumentar as vendas.

Investir na sonorização comercial pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa. Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo este artigo. Nele você vai aprender o que é sonorização comercial, porque adotar essa estratégia na sua empresa e conferir alguns exemplos de usos. Aproveite a leitura!

 

O que é sonorização comercial

 

A sonorização comercial é uma estratégia de negócio adotada por empresas que querem encantar e fidelizar seus clientes. A definição dos caminhos se dá a partir de uma análise do ambiente, entendimento dos objetivos do negócio, das necessidades da empresa e do perfil do público. Com base nisso, um profissional desenvolve um projeto para sonorizar o espaço.

 

Além desses aspectos, o profissional vai avaliar as características técnicas do local, como a acústica e as dimensões. A partir disso, poderá definir qual o melhor tipo de equipamento para atender aquele determinado cliente.

 

Como essa definição depende de diversos fatores específicos, cada projeto de sonorização comercial é exclusivo e personalizado. Isso quer dizer que não é possível um cliente reproduzir um projeto que viu em outro local em seu negócio. 

O projeto de sonorização vai orientar sobre os equipamentos que devem ser usados, bem como suas especificações e características. Além disso, irá oferecer também a instrução de pontos onde devem ser instalados e a quantidade de aparelhos.

 

Qual a importância de um ambiente comercial com sonorização personalizada

 

Investir na sonorização comercial vai proporcionar diversos benefícios para os resultados da empresa. Com essa estratégia, o seu estabelecimento consegue oferecer uma experiência melhor para o público.

Um ambiente agradável, aconchegante e confortável contribui com o encantamento do cliente. Assim, ele tende a passar mais tempo no local ou a desejar voltar em outras ocasiões, devido à lembrança que esses momentos vão gerar. Por isso, a sonorização comercial é muito comum em shoppings centers, supermercados etc.

 

Sonorização comercial: como utilizar em 7 tipos de ambientes

 

A sonorização comercial pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, de diferentes formas e para objetivos diversos. A seguir, você vai ver alguns exemplos de tipos de usos e quais equipamentos pode precisar.

 

Hospitais

 

Hospitais utilizam a sonorização do ambiente para se comunicar com os pacientes e colaboradores. Assim, é possível ter um alcance maior e imediato do público-alvo.  Como um hospital conta com diferentes setores, a sonorização pode ser feita por ambientes ou alas.

Ou seja, nos corredores internos, pode-se usar caixas de som de sobrepor, e na recepção usar caixas de som de embutir, que são mais discretas e não interferem na estética do local, isso dependerá também do tipo de forro do local. A sonorização de ambientes também pode ser desenvolvida para minimizar a tensão no ambiente hospitalar. A reprodução de músicas relaxantes pode proporcionar tranquilidade no período de espera e até no momento do atendimento.

 

Escolas e universidades

 

O ambiente escolar  é um dos que mais investe em sonorização. Esse tipo de estabelecimento precisa ter salas específicas para apresentações, onde serão transmitidos som e imagem. Nesses casos, além de caixas amplificadas, equipamentos como receivers são conectados para enviar o sinal de áudio e vídeo. Em outros ambientes, como corredores e salas de aula simples, é comum o uso de caixas de som de sobrepor para a transmissão de comunicados etc.

 

Bares e restaurantes

 

Na sonorização comercial para bares e restaurantes, um aspecto importante deve ser observado: haverá apresentação de música ao vivo? Pensar nisso é importante para direcionar o profissional sobre o tipo de sonorização que o ambiente vai receber. Bares e restaurantes com música ao vivo precisam de equipamentos versáteis.

 

Esse é o caso das caixas de som com torre profissionais. O equipamento proporciona mobilidade para o estabelecimento, que pode posicioná-lo em diversos locais. Assim, as caixas podem ser colocadas em pontos estratégicos do estabelecimento ou próximas aos músicos.

 

Lojas e academias

 

Além de contribuir para as vendas, mantendo os clientes por mais tempo dentro da loja, o som é melhor distribuído quando um projeto é desenvolvido. A experiência sensorial que o cliente tem,  transmite uma imagem de profissionalismo e cuidado da empresa. 

 

Importante destacar aqui que a sonorização comercial não afeta a estética do local, pelo contrário. Nesse tipo de ambiente, em geral usa-se caixas de embutir, o que evita que os equipamentos de som pareçam espalhados pelo ambiente. 

 

Já nas academias, a sonorização é usada como uma forma de estimular os clientes durante suas atividades físicas. Por isso, as caixas de som devem ser bem dimensionadas no ambiente, garantindo que a música seja distribuída igualmente em todo o espaço, nesse caso, indicamos também a utilização de subwoofer, que irá proporcionar mais graves e subgraves para a música, estimulando ainda mais o exercício. 

O segmento de sonorização comercial foi lançado no mercado pela Frahm, fabricante nacional de equipamentos de som. Para conhecer um pouco mais sobre essa experiência e sobre o segmento em si, baixe agora mesmo o nosso whitepaper!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente